segunda-feira

O autoconhecimento

"Os problemas começam em nós próprios, no desequilíbrio das emoções, na incompetência para gerir fobias, desejos, ambições, na rotina com que a vida nos armadilha a vontade, na fraqueza crítica e autocrítica do espírito. Por mais defeitos que tivesse, Sócrates, o original, estava cheio de razão quando apregoava o autoconhecimento. É tudo o que nos resta. Se não nos levar à sabedoria, leve-nos, pelo menos, a uma menor estupidez."

5 comentários:

Filipa Júlio disse...

dr Jekyll e mr Hyde
ou
the tramp and the lady

(gosto + da versão laranja mecânica)

Marco disse...

O autoconhecimento é uma utopia porque a partir do momento em que isolamos o sentimento\emoção\sensação deixa de ser algo irreconhecível e ganha uma tonalidade, cristaliza-se numa ideia pré-concebida. Para além de ser algo eminentemente aborrecido, enfrentar o nosso superego, e reduzi-lo ao tamanho do nosso ego é uma tarefa no mínimo dolorosa, que é percorrida de pés desnudados em cima de silvas.

Lamento a toada eminentemente depressiva deste comentário, procurarei ser mais comedido em posteriores intervenções se me der a possibilidade de comentar os seus posts. Blog Excelente. Parabéns.

José Luiz de Campos Castejón Branco disse...

O seu blog está cada vez melhor!!! Um abraço. José Luiz

Beatrix Kiddo disse...

Filipa, não conhecia o dr Jekyll e mr Hyde...thanks parece-me muito bem

Marco obrigada não precisas de ser comedido, deita cá p'ra fora :)

um abraço José Luiz

Mónica disse...

pelo contrario alguem notavel disse q n devemos perder mto tempo a conhecer-nos pq lá fora está um imenso mundo à nossa espera


e n pq isto soa-me a déjà vu :DDD