sexta-feira

Não é num lugar nem num clima qualquer da Terra

 "– Porque é que me mandou um presente há uns anos? – perguntou-lhe ele de repente, não com coqueteria ou brusquidão, mas estranhamente angustiado. – Porquê essa loucura?
  – Não sei. Tive vontade de o fazer.
  – Que loucura! – repetiu Harry.
  Desta vez, Ada não se perturbou. Olhou-o com uma expressão triste e pensativa.
  – Não pode imaginar o que você tem representado para mim...
  – Mas isso foi... lá na nossa terra... há muito tempo.
  – Sim, mas lá... o que aconteceu ali é talvez mais importante do que você pensa, mais importante do que tudo o resto, do que a sua vida aqui, do que o seu casamento... Nós nascemos lá, é lá que estão as nossas raízes...
  – Quer dizer, na Rússia?
  – Não. Mais longe... num lugar mais profundo...
  – Não é num lugar nem num clima qualquer da Terra – murmurou Harry –, mas uma maneira especial de amar, de desejar...
  – O que é que desejou mais neste mundo?
  – A mulher com quem me casei. E você?
  – Conhecê-lo.
  – Se o desejou com tanta força, tão em vão como eu desejei ter Laurence – disse Harry em voz baixa  –, então lamento por si.
  – Em vão? Porque? Obteve o que queria.
  – Sim – respondeu ele com certa amargura –, como se possui um objecto reflectido num espelho, uma imagem, uma sombra que não se pode agarrar, nem...
  Fez uma pausa
  – Não faça caso. Eu peço o impossível. A verdade é que sou feliz."

Fotografia: Daqui (via)

Sem comentários: