sexta-feira

Incentivo à leitura

Está a chover lá fora, o que é sem dúvida um bom incentivo à leitura. Papoila, Orquídea, Fox, recebi o vosso desafio via google reader e então aqui vai:

Qual o livro que indicaria para alguém começar a ler?

Começar do zero é com o Papu 1, comigo funcionou bem :) depois decidi saltar o 2 à frente e passei para o Proust, desta vez tenho-me aguentado e já vou no volume III. Bom, eu comecei a ler mais a sério depois de "O Mundo de Sofia", e como não conheço esse alguém, vou achar que esse alguém é como eu e então indico esse. Isto partindo do princípio que se começa a ler na juventude ou nunca mais. Caso exista alguém que queira começar a ler, digamos, aos 37 anos, eu indico o Dostoievski, porque é isso que eu sei fazer, indicar Dostoievski. O Robert Mapplethorpe dizia à Patti Smith, no livro Just Kids, em relação ao seu trabalho: "Nothing is finished until you see it" (lindo), e é o que eu acho. Por muito que indique, nunca fica completamente indicado se não indicar Dostoievski.

O segundo motivo pelo qual aceitei este desafio foi porque tenho uma imagem gira para usar há muito tempo e nunca consegui.
É o segundo incentivo do dia: Incentivo à compra de livros.


Por fim, o primeiro motivo foi para dizer um olá às meninas que lançaram o desafio.

Ah, agora tenho de nomear 3. Vou aproveitar e nomear 3 dos meus blogs preferidos:

Luisa Alexandra (adoro tudo! e tenho inveja do marido, dos filhos, e de todos os demais que se sentam à mesa para comer aquelas coisas que ela faz)

Caroline (a Caroline representa, em termos de moda, tudo aquilo que eu gostava de ser vestir. Exemplo 1. Exemplo 2, etc. Esse tumblrinspiration é meu by the way)

Everybookandcranny (a certa altura ela põe lá isto dum tal Harold Bloom: "We read deeply for varied reasons, most of them familiar: that we cannot know enough people profoundly enough; that we need to know ourselves better; that we require knowledge, not just of self and others, but of the way things are. Yet the strongest, most authentic motive for deep reading...is the search for a difficult pleasure.")





9 comentários:

Wiwia disse...

Papu :')

S. G. disse...

Encomendei "Os demónios". Obrigado pela(s) dica(s). Bjs

Beatrix Kiddo disse...

de nada. dei mais dicas aqui se quiseres http://tenhoestadoalerwhitman.blogspot.pt/2011/07/questionario-proust.html

falange vermelha disse...

..bem se sabes indicar Dostoievski já não é nada mau, é quase metade do curso de Direito em Portugal, todo o menino e menina que conheci que estragaram a vidas delas ingressando nesse cursinho, tinham todos sem execpção o bom do Dostoievski em casa, não tendo mais livro algum a não ser quilos de fotocópias. Claro que isso de recomendar livros depende sempre do outro, não se vai recomendar Boris Vian ao Escribá de Balaguer. Fazer mal não lhe fazia, mas essa gente gosta de sofrer, é um bocado como ir pondo na conta..

Beatrix Kiddo disse...

E são essas as únicas pessoas a quem associas Dostoievski? As que estragaram a vida no curso de Direito? O homem merece melhor.

falange vermelha disse...

apesar de nos livros dele muita gente estragar a vida, não associou dostoievsky esses pessoas. eu quando vou a casa de outras pessoas, normalmente reparo nos livros que têm( sem qualquer tipo de perconceitos seja de que ordem for) e se as pessoas só têm um livros ou dois, esses livros ficam mais em evidência como é lógico, e neste caso a historia repetiu-se varias vezes estudantes de direito que só tinham um livro em casa. Apesar de não gostar de Direito não me impede de ter amigos que gostem

Mónica disse...

eheheh q raio de post e q raios de escolhas, n combinam contigo ;)) qto ao dostoievsky assim de repente isso é gajo para escrever a ana karenina.. ahh n esse foi o leão tolstoy, bolas, ía a dizer q há livros q mais vale ver o filme.

romances dou-os todos depois de ler
recomendo "a embriaguez da metamorfose" de stefan zweig, q para pôr as cabecinhas logo baralhadas, senão qq um da isabel allende é bom para quem n gosta de ler e pode ser q se entusiasme

Mónica disse...

q moda esta da moderação de comentários, é para desanimar?

Beatrix Kiddo disse...

estava cheia de spam! faz comichão