terça-feira

O Polígrafo de Swann

   "— Odette — disse-lhe — , minha querida, eu bem sei que sou odioso, mas tenho que te perguntar umas coisas. Lembras-te da ideia que eu tive a propósito de ti e da senhora Verdurin? Diz-me se é verdade, com ela ou com outra.
    Ela sacudiu a cabeça franzindo a boca, sinal frequentemente usado pelas pessoas para responderem que não vão, que é coisa que as aborrece, se alguém lhes perguntou: «Vem ver passar a parada a cavalo, vai assistir à revista?» Mas aquela sacudidela da cabeça assim habitualmente ligada a um acontecimento futuro introduz por isso mesmo alguma incerteza na negação de um acontecimento passado. Para mais, apenas evoca razões de conveniência pessoal, mais que a reprovação, mais que uma impossibilidade moral. Vendo Odette fazer-lhe assim sinal de que era falso, Swann compreendeu que talvez fosse verdade."

 Nein Nein Nein Nein Nein

4 comentários:

josépacheco disse...

muito, muito, muito bom. linda citação, excelente título, adoro a insistente negação da loira...

Beatrix Kiddo disse...

as comparações Proust põe-me sempre a pensar: como é que ele se foi lembrar de usar este exemplo! Este homem não existe mesmo, dá cada volta ás vezes. Cada estado de espírito é explicado com uma página de exemplos.

Mónica disse...

ahah gostei da imagem com o texto

Anagrama Orgânico disse...

Também vou começar a ler nos próximos tempos.