quarta-feira

A presença da mulher amada

"Do jardim levei Sacha para minha casa. A presença da mulher amada em casa do celibatário faz o efeito da música e do vinho. Normalmente, começamos por falar do futuro, e aí a nossa convicção e presunção não têm limites. Construímos projectos, planos, falamos com fervor de como vamos ser futuros generais, quando ainda não somos alferes, numa palavra, vertemos tanta eloquência disparatada que a interlocutora precisa de muito amor e inexperiência de vida para se nos confiar. Felizmente para os homens, as mulheres apaixonadas ficam sempre cegas de amor e nunca conhecem a vida."

5 comentários:

Zé alberto disse...

"as mulheres apaixonadas ficam sempre cegas de amor" faz-me recordar um aforismo da Agustina que diz: "Quando uma mulher ama, adora. Quando um homem ama, despreza.". Mas cada caso é um caso...no meio deste mundo habitado por um sem número de pessoas, não há duas que tenham a mesma sensibilidade.

Adorei o texto do Tchekov, tão de requinte feita a sua escrita.

{anita} disse...

muito bom! o Tchékhov sabia muito da vida.

josé luís disse...

... later, when they learn how to heal the blindness, they fully dress in yellow, wield a hanzo sword and... well kiddo, you know don't you? ;)

Beatrix Kiddo disse...

hell yeah I know...the Pai Mei's Five Point Palm Exploding Heart Technique happens

http://www.youtube.com/watch?v=lASM_n2R_TY

after killing 88 and a few traitors more

Beatrix Kiddo disse...

tive que ir a wikipedia só me lembrava da parte exloding heart technique

tchekhov é genial, fico impressionada como aqueles detalhes sobre as pessoas que ele escreve sejam tão actuais, e passou tanto tempo entretanto