terça-feira

A cela ficava cheia de todas essas caras femininas

"Os primeiros meses foram difíceis. Mas justamente o esforço que fui obrigado a fazer ajudou-me a passá-los. Atormentava-me, por exemplo, o desejo de uma mulher. Era natural, eu era um rapaz novo. Não pensava especialmente em Maria. Mas pensava tanto numa mulher, nas mulheres, em todas as que tinha conhecido um dia, em todas as circunstâncias em que as amara, que a cela ficava cheia de todas essas caras femininas e povoava-se com todos os meus desejos. Isto desequilibrava-me, de certo modo. Mas, por outro lado, fazia passar o tempo. Acabara por conquistar a simpatia do guarda que, à hora das refeições, acompanhava o moço da cozinha. O primeiro que me falou de mulheres foi ele. Disse que era a primeira coisa de que os outros se queixavam. Redargui que era como os outros, e que achava injusto esse tratamento. «Mas é precisamente para isso», disse ele, «que os prendem.» «Para isso?» «Pois claro, a liberdade é isso mesmo. A vocês, privam-vos da liberdade.» Nunca me lembrara de semelhante coisa. Aprovei-o: «É verdade», disse eu, «onde estaria então o castigo?» «Sim, vê-se que você compreende as coisas. Os outros não compreendem.»"


7 comentários:

josépacheco disse...

http://ailhadoze.blogspot.com/2010/12/um-passeio-pela-blogosfera-tenho-andado.html#links

não resisto a mostrar-lhe esta referência

josépacheco disse...

e já agora, prezada amiga:

http://leitordeprofissao.blogspot.com/2010/12/o-meu-balanco-blogosferico.html

hesseherre disse...

NÃO HAVERIA UMA INCONGRUÊNCIA AQUI NESTE EXCELENTE POST BEATRIX?
O TEXTO DIZ "EU SOU UM RAPAZ NOVO...."
E A ILUSTRAÇÃO MOSTRA MULHERES DE CABEÇA RASPADA?

hesseherre disse...

por favor desconsidere meu comentário anterior...o rapaz via nos companheiros rostos femininos, no seu desejo exacerbado...hmmmm!
não é assim que começam as homosexuais?

a vida é larga disse...

de facto!: top blog este !

Beatrix Kiddo disse...

"pensava tanto numa mulher, nas mulheres, em todas as que tinha conhecido um dia, em todas as circunstâncias em que as amara, que a cela ficava cheia de todas essas caras femininas e povoava-se com todos os meus desejos." ele via as mulheres na sua cabeça, sozinho na cela

obrigada por gostarem :)

Giuliano Gimenez disse...

livro de formação, Bea.