segunda-feira

Despreocupadamente tranquila e distante

R. M. Rilke: "Nessa vida o tempo não é uma medida, um ano nada é, e dez anos não são nada; ser artista significa: não fazer cálculos nem contas, amadurecer como uma árvore que não força a sua própria seiva e resiste, confiante, nas tempestades da Primavera, sem recear que o Verão possa não vir depois. Ele vem. Mas apenas para os que são pacientes, que estão lá como se tivessem a eternidade diante deles, despreocupadamente tranquila e distante."

Virgina Woolf: "O que precisa agora é de ficar à janela e deixar que o seu sentido rítmico pulse, pulse, audaciosa e livremente, até que uma coisa se funda com outra, até que os táxis dancem com os narcisos, até que um todo se forme a partir destes fragmentos separados. Estou a dizer disparates, eu sei. O que quero dizer é, reúna toda a sua coragem, apure a sua atenção, invoque todas as dádivas que a natureza lhe quis conceder. Depois, deixe que o seu sentido rítmico circule livremente entre homens e mulheres, autocarros, espargos (tudo o que andar na rua) até conseguir reuni-los num todo harmonioso. Essa é, talvez, a sua tarefa – encontrar a relação entre as coisas que parecem incompatíveis, mas que, no entanto, têm uma afinidade misteriosa; absorver, sem medo, cada experiência que lhe apareça à frente e enriquecê-la completamente para que o seu poema seja um todo, não um fragmento; pensar a vida humana na poesia e oferecer-nos assim, de novo, a tragédia e a comédia(...)"



 Imagem

Um bocadinho mais aqui

Comentário posterior (o chamado mexerico):
"esse foi o gajo que roubou a gaja ao Nietzsche e que por conseguinte o fez mergulhar na loucura.
No entanto diz-se que ele era gay ou bissexual. Era um Oscar Wilde"
 

6 comentários:

AnaLui disse...

Bem, digo-te uma coisa beatriz, adoro o house! ahahah :)
sim tenho, e aquela está cortada. Se quiseres arranjo-ta :) manda-me o teu e-mail, ou adiciona-me no facebook e a gente fala por lá :D
Já agora, gosto imeeeenso do teu blog! Fica com o meu selinho oficial ;D

Jamil P. disse...

Beatriz, gostei dos textos em si, da relação entre eles, e também porque têm a ver com o que estou sentindo e refletindo atualmente. Uma boa semana pra nós todos, abraços.

{anita} disse...

este post fez-me bem. acho que vou pegar no texto do Rilke, ampliar, imprimir e colar na parede, em frente à minha cama.
obrigada!

Beatrix Kiddo disse...

obrigada. Tenho estado a ler as cartas e também me têm feito bem.

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта tenhoestadoalerwhitman.blogspot.com

José Luiz de Campos Castejón Branco disse...

Que imagem bacana!!!