quinta-feira

Medardo de Terralba

"No dia seguinte, ao chegar à pedra onde costumava sentar-se, quando ia apascentar as cabras, Pamela deu um grito. Horrendos restos juncavam a pedra: eram a metade de um morcego e duma medusa, uma com a asa arrancada e negra de sangue, a outra já transformada numa matéria viscosa, com franjas gelatinosas. A pastorinha compreendeu que aquilo era uma mensagem do visconde. Queria dizer: encontro esta noite na praia. Pamela encheu-se de coragem e dirigiu-se ao encontro marcado.
(...)
  -  Pamela - começou logo o visconde - decidi enamorar-me de ti.
  -  E é por isso - replicou ela, erguendo-se dum salto - que haveis resolvido trucidar todas as criaturas da natureza?
  -  Pamela - suspirou o visconde - não dispomos doutra linguagem para nos entendermos. Todo o encontro de dois seres é, neste mundo, um desmembramento. Vem comigo. Eu conheço estes males e comigo estarás mais segura do que com qualquer outra pessoa: porque eu faço tanto mal como os outros, com a simples diferença de que a minha mão é mais segura."






Sem comentários: